ESCONDER SPOILERS

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Dark Shadows - Sombras da noite (2012)

 Até hoje só vi dois tipos de filmes que o Tim Burton dirigiu, os bons, onde a bizarrice dele não atrapalha - e até em alguns casos ajuda, como é o caso do Edward Scissorhands (1990) - e os horríveis, onde ele perde totalmente o foco e destrói o filme - pra mim o caso mais claro é o Charlie and the Chocolate Factory (2005).

Tinha boas espectativas quanto a esse novo filme, pois mesmo que o Tim Burton quisesse ir fazendo as loucuras dele desordenadamente isso não atrapalharia, o ambiente do filme conseguiria absorver isso sem muitos problemas. Fico feliz em dizer que isso não aconteceu. O filme é até bem comum (considerando-se que ele é o diretor) e muito bom diga-se de passagem. Engraçado, extremamente bem feito (nenhum defeito que possa ser percebido facilmente em uma assistida).

Atuações dignas de aplausos de todos. Estava meio com o pé atrás em relação à Helena Bonham Carter, mas ela foi uma agradável surpresa, acabou sendo uma das personagens mais divertidas do filme, se alguém merece destaque no filme são ela e o Johnny Depp. Ele como sempre foi excelente, não importa se você está acostumado a vê-lo como o capitão Jack Sparrow, você vai acreditar que ele é um vampiro vivendo no século errado. Eu particularmente gosto das construções verbais do inglês mais "arcaico" então o modo como o Barnabas Collins fala durante todo o filme também me agradou bastante.

Li alguns reviews antes de assistir ao filme e realmente o que foi dito em um deles é muito perceptível. A Victoria Winters começa aparentando ser uma das personagens principais, mas durante o filme ela acaba sendo gradualmente colocada de lado e quando o filme chega ao clímax ela simplesmente some. Outra coisa é que próximo do final o filme deixa de ter um ar cômico e passa a algo muito dramático.

Mas isso são apenas observações que não atrapalham em nada o restante do filme. Bom, acredito que esse filme não tenha um publico alvo específico. Quem gosta de algum dos atores ou atrizes deve assistí-lo; quem gosta da direção do Tim Burton pode assisti-lo, apesar de não ter sentido tanto a influência dele como eu esperava; quem gosta de um filme bem feito deve assistí-lo; quem está cansado desses vampiros afeminados de ultimamente deve assistí-lo, enfim acredito que todos devem assistir a esse filme, não irão se arrepender.

Uma última observação que acho que deve ser feita, perdi um pouco do começo do filme, não faço ideia de quanto foi, não mais que alguns poucos minutos mas não sei se isso foi prejudicial, não tive nenhum problema em acompanhar o resto do filme devido a isso porém não posso ter certeza.

http://www.imdb.com/title/tt1077368/

terça-feira, 19 de junho de 2012

Per qualche dollaro in più - Por uns Dólares a Mais (1965)


Nunca tinha visto um filme de faroeste, mas por algum motivo tinha pra mim que não gostava deles. Felizmente como estava em uma onda de ver filmes que eu nunca tinha visto resolvi assistir a um deles. Achei excelente!!

Não sei por que raios pensava que eles eram ruins...eles não são, de maneira nenhuma. Mas não é este o filme que estou falando, o primeiro faroeste que vi foi o Três Homens em Conflito (1966) que somente depois de vê-lo descobri ser o final da "trilogia" (coloco a palavra trilogia entre aspas porque apesar de não haver realmente a continuação da história nem os mesmos personagens as características deles são muito semelhantes, então é um tanto confuso na verdade), do qual esse que eu vi agora é o segundo. Fazer o que não, já que eu comecei errado vamos vê-la ao contrário.

Um filme muito bom, a história é legal, não a melhor que eu já vi, mas para um western boa o suficiente. Como o filme não é curto - tem pouco mais de duas horas - tem uma coisa que pode ser um pouco cansativa: o cenário. Apesar de mudar bastante ele acaba sendo mais ou menos o mesmo todo o tempo. Isso não se deve a nenhuma falha na produção do filme afinal de contas eles estão no deserto, por mais se que mude não é possível fugir de sol, vento, arbustos secos, terra e muitas tonalidades de marrom.

Diria que é bem curioso ver o Clint Eastwood ainda relativamente jovem. Como a única referência que eu tinha dele era a de um senhor, leva um tempo até assimilar que aquele moço na tela é ele. Mas ai ele fica com aquela cara fechada e começa a falar como se estivesse constantemente bravo fica mais fácil aceitar.

Fora esse pequeno detalhe do cenário o filme é totalmente recomendável. Pra quem gosta do gênero, ou pra quem nunca viu algo no estilo e tem curiosidade eu recomendo sem medo. Até agora só vi faroestes dirigidos pelo Sergio Leone, mas gostei de todos.

http://www.imdb.com/title/tt0059578/

domingo, 17 de junho de 2012

Prometheus (2012)



Primeiro filme em 3D que eu vejo usando óculos (de grau obviamente, não os óculos que ele entregam no cinema). E posso dizer que faz uma boa diferença. Eu já imaginava isso, como eu tenho graus diferentes em cada olho eu achava que a imagem filtrada pelos óculos 3D não seria exatamente a mesma em cada olho e isso afetaria a criação da imagem 3d.
Eu tinha razão! Mas não estou aqui para falar sobre como os óculos 3D funcionam ou como esse processo é afetado pelos problemas de visão.

Vamos ao filme. Gostei bastante das referências feitas a outros clássicos, não só de ficção científica mas em geral. O mais claro deles sendo o "Lawrence of Arabia" (1962). Apesar de ainda não ter visto esse filme inteiro, achei mesmo que era dele a cena assistida pelo David. Minha referência favorita foi a do "2001: A Space Odyssey" (1968), vou deixar para que quem assista tente descobrir onde está, mas não é nada difícil de perceber.

Fora essas referências, no começo do filme eu senti um clima bem parecido com o próprio 2001 e o Alien, o segundo sendo totalmente esperado já que o diretor Ridley Scott também dirigiu o primeiro Alien.

Um filme muito bem produzido, não pude perceber nada que merecesse crítica. Os efeitos especias são bem feitos, a história é bem interessante, nesse tipo de filme a atuação não é um ponto chave, mas todos os personagem são convincentes.

Não diria que é imperdível, Vale a pena ser assistido no cinema. Quanto a ser 3D ou não eu já diria que não faz muita diferença, teria ficado feliz com a versão normal, se houvessem sessões no mesmo horário.

Lógicamente quem não gosta desse estilo ficção/horror deve ficar longe do filme.

http://www.imdb.com/title/tt1446714/