ESCONDER SPOILERS

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Iron Man 3 - Homem de Ferro 3 (2013)


" I'm Tony Stark. I build neat stuff, got a great girl, occasionally save the world. So why can't I sleep?"

Se eu fosse tratar o review de hoje como um filme comum, ele talvez se aproximasse dos piores que eu já vi. Mas isso além de totalmente injusto seria estúpido, pois todos nós sabemos que não se trata de um filme comum, mas de algo que pertence a um gênero próprio, os filmes de super-heróis.

Fomos ensinados que essas produções não precisam seguir as regras que outros filmes têm que se submeter. A história não precisa ser boa, nem seguir uma progressão lógica. As ações dos personagens não precisam necessariamente fazer sentido, as leis da física não precisam ser exatamente obedecidas, elas podem até ser totalmente esquecidas, porque afinal de contas, as coisas não tem que fazer sentido, elas tem que explodir de formas espetaculares e serem divertidas.

Pelo que acabei de escrever parece que odiei o filme, mas isso não poderia estar mais longe da verdade, eu gostei do filme, bastante até, mas exatamente porque eu sabia de tudo isso e tinha uma boa noção do que esperar ou não dele. Então deixei meu cérebro na entrada da sala de exibição e me diverti bastante durante os cento e trinta minutos.

O Robert Downey Jr. combina muito bem com o papel de Milionário egocêntrico. O Tony Stark é um ótimo personagem para se fazer um filme, sempre com suas tiradas ácidas e absurdas, é garantia de diversão. Gostei do Guy Pearce (mas não do personagem), ele também estava bem, nem chega aos pés da atuação em Memento (Excelente filme, preciso fazer um review dele qualquer dia desses), mas nem por isso estava ruim. Se alguém me deixou muito decepcionado foi o Ben Kingsley, não pelo seu desempenho, talvez ele seja o mais convincente de todos, mas pelo seu papel, ele é um completo imbecil! Eu não sei nada sobre os quadrinhos, mas pelo que me disseram o Mandarim é de fato muito poderoso e não esse idiota do filme. Não sei por que fizeram isso.

Os efeitos especiais são bem legais e bem feitos, gostei principalmente dos efeitos de lava ou algo do gênero (não sei exatamente do que se trata aquilo) no rosto dos personagens é muito convincente. Todo o resto também foi muito bem trabalhado (leia "tudo mais" como explosões, várias delas).

Bom, não sobrou muito que dizer, o filme não passa de mais do mesmo. Mas eu gostei dos Iron Man anteriores, então não me decepcionou. Como das outras vezes existem momentos muito engraçados, a maioria deles protagonizados pelo próprio Tony Stark. Com certeza só esses momentos já valeram o ingresso (não o preço de uma inteira normal, mas da promoção de domingo de manhã...). Poderia falar mais da história, mas não há muito que dizer mesmo, e como me propus a não falar mal dela prefiro me abster. Não marquei nada como spoiler pois convenhamos, não há o que estragar...

Quem gostou dos filmes anteriores com certeza vai gostar bastante desse, como disse ele mantem os mesmos ingredientes: muita ação pontuada com um pouco de comédia. Quem estiver procurando um filme para matar o tempo também não vai se arrepender, ele é bem divertido.

Só para deixa-los avisados, após os créditos (extremamente longos) existe um pequenino trecho extra. Não que realmente tenha valido a pena esperar, mas ele existe. Não sei qual a graça nisso, mas ultimamente colocar micro cenas depois dos créditos está na moda.

Só uma último comentário: não sei se onde tiraram que aquilo é um coelho. Sinto muito mas está mais do que claro que se trata de um Beagle!

Que trailer tosco! Fizeram uma coisa que parece o maior drama do mundo! Nada a ver com o filme.




No IMDB

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Seven Psychopaths - Sete Psicopatas e um Shih Tzu (2012)

"- Should've brought that gun along, buddy.
- I don't believe in them.
- In guns? You don't believe in guns? They ain't fucking leprechauns, you dumb Mick."

Tenho que admitir que desde a primeira vez que vi o título desse filme fiquei intrigado. Estava saindo do cinema, não lembro o filme que tinha ido ver, mas também não importa, sei que vi o pôster desse filme e pensei "Sete Psicopatas e um Shih Tzu, que coisa nada a ver com nada!" Bom, não foi o suficiente para me fazer vê-lo no cinema, mas com certeza ele me atiçou a curiosidade. Para mim, o título adaptado acaba chamando mais atenção que o original. Adicionar o "e um Shih Tzu" faz toda a diferença. Porém também tira bastante da credibilidade do filme. Boa parte de não ter arriscado ir assisti-lo no cinema foi o fato de achar que ele seria bobo demais.

Bom, o filme esta passando na televisão e como não estava fazendo nada melhor, o assisti. Acontece de o filme ser bem melhor do que eu esperava! Ele é muito divertido e bem feitinho. A história é um tanto absurda, mas contada de um jeito tão envolvente que ela acaba se tornando totalmente crível. Em vários momentos em que é difícil ter certeza se as coisas realmente estão acontecendo ou se são só fantasia de um dos personagens, você nunca tem certeza do que vai acontecer em seguida. Gosto desse toque meio surreal, então isso me agradou bastante.

Além da “surrealidade”, muitas salpicadas de humor acabam tornando o filme muito gostoso de assistir. O elenco conta com vários atores que eu gosto bastante, alguns não tão famosos, mas muito bons. O Colin Farrell sendo talvez o mais famoso de todos eles. Com alguns filmes ruins e outros muitos bons, ele acaba sendo um dos atores que você nunca sabe o que esperar. Até o Christopher Walken (de quem eu não gosto muito) representa muito bem seu personagem. Algumas vezes ele pode ser exagerado de mais, mas nesse caso combinou muito bem.

Não sabia desse detalhe até começar a escrever esse review, mas o diretor do filme é o mesmo do "In Bruges", outro filme bem diferente, mas muito bom, quem ainda não assistiu deve dar uma conferida.

Como o filme é muito divertido e inesperadamente bom, recomendo-o para qualquer um. Quem gostou do “In Bruges” vai gostar bastante desse. Ele até lembra um pouco algo do Tarantino, mas com muito menos sangue e violência.

Apesar de mostrar algumas cenas inesperadas, o que acaba um pouco com a graça delas no filme, o trailer é muito bom. a maior prova disso é que fiquei com vontade de assistir os filme de novo!

 
 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

The Running Man - O Sobrevivente (1987)

"- Killian! I'll be back!"

Não sei exatamente como essa conversa chegou a isso, mas eu sei que ela começou com eu dizendo que "T2" me lembrava do filme "Terminator 2" (não ainda não a assistiu assista. É ótimo!). Acabou que com isso chegamos ao filme que farei o review de hoje. Nunca havia nem ouvido falar nele, acredito que se não tivéssemos tido essa conversa eu continuaria não sabendo de sua existência.  O que seria uma pena.

Não que o filme seja bom. Ele não é. Quase cai na categoria de ser tão ruim, mas tão ruim que ele acaba dando a volta e se torna bom. As atuações não são nenhuma maravilha e a história têm vários furos. Mas você não assiste a um filme desse tipo para ver grandes atuações e uma história bem elaborada. Pelo menos eu não. O que eu procuro quando vou ver um filme desses é ter uma boa dose de diversão, e ele com certeza proporciona isso.

Vilões exagerados, muitas cores e luzes piscando, roupas chamativas, cabelos especialmente volumosos e diálogos na maioria das vezes bem toscos. Tudo que se pode esperar de um filme de ficção dos anos oitenta. Ah! Não esqueçamos do mundo pós-apocalíptico, não podemos ter um filme futurista sem um mundo pós-apocalíptico. (E ele está se aproximando, se passa em 2017.)

Mas o motivo de eu ter gostado do filme são exatamente os pontos citados acima. Bastou saber a ideia básica do filme, que ele era do final da década de oitenta e que era estrelado pelo Schwarzenegger para que eu ficasse interessado. O Schwarzenegger é um caso muito curioso, todos sabemos que ele não é e nunca foi um bom ator (se bem que muito convincente em alguns filmes mais novos), mas mesmo assim sempre conseguiu interpretar personagens cativantes. Esse filme segue a mesma regra.

Nem tudo no filme é “trash”, os efeitos não são tão mal feitos, o cenário apesar de exagerado é bem convincente e detalhado. E o mais importante, eu me diverti bastante enquanto assistia. Existem algumas partes que são simplesmente excelentes e se tudo isso não bastasse o filme vale ser visto só pela plateia do show. Eles são especiais.

Recomendaria esse filme pra quem gosta do Schwarzenegger, quem está procurando um filme divertido também vai gostar (ele é um pouco violento, mas não demais) e principalmente quem gosta de filmes futuristas dos anos oitenta vai adorar esse! 

A qualidade de imagem do trailer não é boa, mas eu gostei dele, consegue passar bem o que se esperar do filme.



Novamente não sei até onde isso é legal ou não (não acho que o filme já esteja em domínio público), mas existe uma versão do filme completo no youtube. A imagem também não está boa, mas é assistível, quem quiser dar uma conferida aqui está.



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Welcome to the Dollhouse - Bem-Vindo à Casa de Bonecas (1995)

"-Tomorrow, same time, same place, you're gonna get raped. Be there!"

Esse filme é do mesmo diretor do Happiness, apesar daquele filme ser um pouco perturbador eu gostei do que foi feito, então resolvi procurar mas algumas coisas que ele escreveu e dirigiu. O “Bem-Vindo à casa das Bonecas” não segue exatamente a mesma ideia, mas ainda assim tem mais ou menos o mesmo sentimento, e era isso que eu estava procurando.

Pelo que pude perceber em seus filmes eu diria que o Todd Solondz não teve uma infância muito feliz e também não tem uma vida exatamente boa até o momento, mas como me disseram uma vez, as pessoas produzem as coisas mais significantes quando estão miseráveis e ele parece seguir essa regra. Então pode ser que estar feliz não seja uma coisa tão boa para quem trabalha com cinema ou quer produzir algo que realmente tenha impacto.

Nos primeiros quinze minutos eu já queria matar todo mundo no filme. Não posso dizer com certeza, mas creio que esses filmes representam com certa veracidade como é a vida de um adolescente durante o ensino médio. O que esses filmes nos passam é o seguinte: se você não é popular, vai sofrer. Muito! O pior é que quando um desses caras surta e entra matando todo mundo na escola as pessoas ficam chocados. Quer dizer, ninguém percebeu que isso ia acabar acontecendo?! Você consegue pressionar uma pessoa até certo ponto, passando disso, é muito difícil saber o que pode acontecer, ela pode se matar ou sair matando os outros... Sejamos realistas, como eu mesmo disse, com quinze minutos de filme eu já teria o suficiente para um surto assassino!

Mas não é disso que o filme trata. Ele fala sobre a vida da Dawn e como ela lida com essas situações. Como o Happiness, ele não é um filme alegre, longe disso. O outro até tinha alguns momentos cômicos a seu modo, mas nesse eu não pude ver nada nesse estilo não, achei ele muito mais depressivo. Diferente da maioria dos filmes sobre a passagem pelo High School, a ideia dele não é mostrar que tudo tem um lado bom ou que as coisas vão melhorar, mas ao contrário, fica bem claro que tudo vai é piorar mais um pouco antes que se possa ver uma luz no fim do túnel. 

Tudo considerado, eu gostei do filme, ele era bem o que eu estava esperando mesmo e não decepciona. É bem feito e os atores são cativantes. O que me deixou mais surpreso foi o relacionamento da Dawn com o Brandon. Vou dizer de novo, se você estiver procurando por um filme para levantar o astral fique bem longe desse aqui!

Recomendo o filme para quem gostou do Happiness e para quem ficou interessado no que leu aqui ou no IMDB, a sinopse nesse caso é bem precisa. Ele não me deixou feliz, mas curiosamente também não me deprimiu. O sentimento que acabou perdurando foi uma pequena raiva da família dela (aquela irmã mais nova dela é insuportável!), mas só.

Como de praxe o trailer acaba mostrando mais do que deve, nada crítico, mas ainda assim eu prefiro descobrir o que tem que ser descoberto assistindo ao filme. Fique ciente disso e assista o trailer por sua conta e risco.



segunda-feira, 1 de abril de 2013

The Perks of Being a Wallflower - As Vantagens de Ser Invisível (2012)

"- Why do I and everyone I love pick people who treat us like we're nothing?
- We accept the love we think we deserve."


Esse filme não era desconhecido para mim e já me falaram que ele era bom, mas mesmo assim não tinha vontade de assisti-lo. Pelo nome esperava algo como mais um daqueles filmes "padrão" no estilo rapaz-desajustado-sofre-durante-o-ensino-médio, e isso não é algo tão interessante ou inovador, tanto em inglês como em português ele dá a entender que será um filme nesse estilo. Vale até dizer que dessa vez o trabalho feito na adaptação do título foi muito bom, não é uma tradução literal, mas mantem exatamente o mesmo sentido que o título original, um trabalho muito bem feito nesse departamento! Por isso achei que ele era mais um filme para passar o tempo em um dia chuvoso ou coisa do tipo.

Foi minha irmã que meio indiretamente acabou me fazendo assistir ao filme. Ela disse que estava curiosa para ver e me pediu para conseguir uma cópia. Consegui a tal cópia, e como estava com ele na mão e não estava fazendo nada melhor acabei vendo. Não estava totalmente errado. Uma parte do filme trata sim sobre o garoto desajustado que não tem amigos e de repente alguém aparece na vida dele e ele se apaixona e todo o resto dessa baboseira, mas ele também tem vários outros detalhes que o fazem se destacar de outros filmes que seguem esse mesmo caminho.

Em algum nível eu diria que todo mundo acaba se identificando com o personagem principal e isso faz com que a história acabe se tornando bem mais interessante do que ela seria sem isso (pelo menos eu acho que seria destroçado em um high school americano, nunca fui exatamente popular...mas vamos deixar isso de lado). Mesmo se esse não fosse o caso, diria que  a narrativa é boa o suficiente para prender a atenção.

ATENÇÃO TRECHO COM SPOILER
Todo esse uso de drogas e envolvimento com uma vertente da sociedade mais liberal dá um toque muito diferente em todo o filme. O fato de o próprio Charlie ser um tanto perturbado auxilia nesse clima de "Eu sei que conheço a história principal do filme, mas ainda assim ele é diferente o suficiente para eu não ter certeza do que vai acontecer em seguida". E eu gostei disso, ele consegue ser ao mesmo tempo familiar, mas também totalmente absurdo e descontrolado.
FIM DO TRECHO COM SPOILER

Todos atuaram muito bem, gostei bastante dos três personagens principais. Tenho que admitir que estava um tanto cético com relação a Emma Watson, mas ela provou ser muito mais do que um rosto bonito e apagou totalmente a imagem que eu tinha dela como a "Hermione" dos filmes Harry Potter.

No geral gostei do filme e o final foi especialmente inesperado. Ele conseguiu surpreender (pelo menos a mim). É um filme que posso recomendar para qualquer um fora as ressalvas feitas no trecho com os spoilers ele não tem nada de muito escandaloso e é muito bem feitinho e envolvente.

Vou fazer um parêntese totalmente nada a ver aqui, mas não podia deixar isso passar em branco sem pelo menos um comentário. O nome do professor de inglês é Mr. Anderson. Toda vez que ouvia o nome dele a primeira coisa que me vinha à mente era o agente Smith do Matrix falando “- Mr. Anderson.”!

Não havia visto o trailer, mas acho que foi melhor assim. Embora ele não mostre nada absurdamente comprometedor, acho que foi melhor assistir o filme estando totalmente “no escuro” do que se eu meio que soubesse o que me aguardava. Mas ele serviu para me mostrar uma coisa. O filme é dos mesmos produtores do “Juno” e agora que eu parei pra pensar, ele realmente tem uma “vibe” muito parecida com o “Juno”.