"Tengo 23 años y 50.000 pesetas. Y estoy solo en el mundo"
Recentemente comprei um box de DVDs do Almodóvar.
Todos os quatro filmes são mais antigos. Não do começo da carreira dele, mas
nada muito novo também, filmes entre mil novecentos e oitenta e sete e noventa
e três. Fora o Mujeres al borde de un ataque de nervios, nenhum
deles muito conhecido, eu pelo menos não havia nem ouvido falar de nenhum.
Já vi quase todos e não posso dizer que tenha gostado
de nenhum. Todos ainda têm aquela estranheza que é característica dele, mas são
filmes onde nada se destaca muito, nem os atores, temas ou histórias. Eles
ficam naquela área onde um filme não agrada, mas também não desagrada. Bem “sem
sal” por assim dizer.
Apesar do "Ata-me" não fazer parte
desse box, ele se encontra cronologicamente no entre os filmes, em noventa.
Antes de assisti-lo, eu estava quase concluindo que os filmes do Almodóvar pré Carne trémula eram dispensáveis, pois
nenhum deles tinha realmente me agradado (ou desagradado, por isso nenhum deles
mereceu um review).
Agora posso com certeza dizer que existem sim
filmes mais antigos dele que valem a pena ser assistidos. Gostei do Ata-me, de
verdade. É sem dúvida nenhuma um filme esquisito (não esperava nada diferente
disso), mas muito bem construído e apesar de ser uma história um tanto absurda,
ela é interessante e, se me permitem o trocadilho te amarra ao filme. Não tinha
ideia nenhuma de como ele acabaria e não sei se concordo com o final, mas o
aceito e ele é um dos finais válidos.
Algumas das características principais do
Almodóvar podem ser vistas no filme, como o fato dele incluir, mesmo que
sutilmente uma crítica social. Podemos ver também a aparição de um filme
antigo. Em várias produções deles podemos ver as pessoas assistindo algum filme
clássico, no Todo sobre mi madre
existe a aparição do All about Eve e
nesse podemos ver o Night of the living
dead. Outra coisa presente no filme é o uso de temas ou cenas de conteúdo
sexual. Mas como em várias outras produções dele não é nada ofensivo ou fora de
contexto.
É bem legal poder ver a atuação do Banderas antes
dos filmes mais Hollywoodianos dele. Também gostei da Victoria Abril, como o
filme se passa basicamente só com os dois, se algum deles não fosse convincente
tudo estaria arruinado, mas não foi o caso. Alguns dos outros atores são rostos
conhecidos de filmes do próprio Almodóvar e apesar de não aparecerem tanto conseguem
contribuir positivamente.
Não recomendaria esse como um filme “família”, exatamente
pelo modo como o Almodóvar gosta de produzir os filmes dele, mas sem dúvida
nenhuma é um bom filme e o recomendaria tanto para quem gosta das produções
dele, como para quem não está tão familiarizado com o diretor.
Pelo trailer parece ser mais um filme de ação do
que qualquer outra coisa!
Vi esse filme quando era criança e ele me
impressionou muito na época. Não consegui lembrar muita coisa sobre ele, mas
algumas informações ficaram gravadas na minha memória, como esse negocio que
eles fizeram de misturar tecnologias futurísticas com civilizações antigas, tentando
de algum modo explicar de onde veio essa habilidade para construir as
pirâmides, foi algo muito bem pensado.
Resolvi rever o filme depois de quase vinte anos
(é, eu sei, já faz aproximadamente vinte anos que o filme foi lançado. Isso me
deixa com uma sensação de estar tão velho que vocês não fazem ideia...). Dessa
experiência eu posso dizer duas coisas.
A primeira é que o filme foi e ainda é tecnicamente
impressionante, mesmo para os padrões atuais o filme é muito bem feito. Fiquei
realmente surpreso em ver que os efeitos especiais envelheceram
maravilhosamente. Sem exagerar, parece que estamos vendo um filme lançado esse
ano.
A segunda é que às vezes é melhor deixar alguns
filmes só na lembrança, pois ao mesmo tempo em que ele se manteve tecnicamente
impecável, a narrativa para mim foi totalmente destruída. Não sei se isso se
deve ao fato de agora possuir um senso crítico mais apurado do que quando tinha
oito anos ou se no decorrer desses quase vinte anos meus gostos tenham mudado
bastante. Quando vi o filme pela primeira vez, não percebi como a história
é fraca e sem muito nexo.
Posso dividir a história em duas partes. A
primeira sendo a descoberta do portal, de como ele funciona, a passagem pelo
mesmo, o encontro com a civilização existente nesse outro planeta e a tentativa
de comunicação com eles (ou seja, toda a parte onde não existem cenas de ação).
Até ai, tudo bem, nada que possa ser considerado realmente ruim, as coisas até fazem
sentido se assumirmos que encontrar o portal e tudo o mais é factível.
O problema é quando passamos para a segunda parte
(quando a ação toma conta), onde eles incluem os “caras maus” e salvam o dia
para podermos ter um final feliz. Como a primeira parte leva quase uma hora e
meia (e, de fato, não vejo outra maneira de fazer isso, eles precisam de todo
esse tempo para criar algo aceitável), sobra pouco mais de trinta minutos
para eles trabalharam com toda a ação e o desfecho. Ou seja, introduzir os “bandidos”
de uma forma razoável, criar um plano vitorioso e voltar para casa são e salvo.
Meia hora não é tempo suficiente para tudo isso.
Como resultado temos um quarto final de filme totalmente
atropelado, com cenas rápidas de ação e pouco ou nenhum sentido nas
coisas. O que é uma pena, pois as cenas em si não são ruins, como disse o filme
é tecnicamente impressionante até para os padrões de hoje. O problema todo está
na base que essas cenas precisavam ter e pela falta de tempo, não tem.
E para piorar tudo de vez eles ainda tentam
colocar uma cena que para mim tem como único objetivo exaltar os soldados americanos.
Eu sei, se levarmos em consideração o contexto da época, com a guerra do golfo terminada
não muito tempo antes e tudo o mais, até podemos dar um desconto. Mas
assistindo isso hoje, a única coisa que aquele pequeno trecho de menos de um
minuto causou foi um ligeiro mal estar. Acho que quando era criança não dei
importância para isso, pois não tenho nenhuma lembrança dessa cena em
particular.
Mesmo assim o filme não é de todo ruim não,
gostei bastante da atuação do James Spader, o personagem dele é muito
carismático e ele trabalhou muito bem. Como disse o filme é extremamente bem
feito e a primeira hora e meia é muito bem construída. O final quase consegue
estragar tudo, mas não chega a tanto.
Não vou recomendar rever o filme, se você em
algum momento de sua vida já viu esse filme e gostou, deixe-o viver somente como
uma memória agradável. Agora, se você nunca viu e gosta de ficção científica, dê
uma chance a ele. Das duas uma: ou vai chegar a mesma conclusão que eu quando
os créditos começarem, ou vai ser um dos melhores filmes que já viu até hoje.
Aparentemente esse ele também tem uma versão
completa no Youtube para ser assistida por qualquer um. Por algum motivo
bizarro não consigo encontrar ele na pesquisa de vídeos feita pelo blog então
estou colocando o link direto:
Como não consegui colocar a frase no idioma original, fica em português mesmo:
"- O que me mata é a que ponto eu sou tonta. Toda minha vida depende de uma buzina."
Creio que seja o primeiro filme libanês que eu
vejo, e posso dizer que gostei bastante. Ele me lembrou dos poucos filmes
israelenses e iranianos que assisti, mas curiosamente com um toque do cinema do
leste europeu. Geograficamente o Líbano fica na mesma região de Israel e do
Irã, o que explica essa semelhança na maneira como os filmes são feitos.
A adaptação do título para o português também é
bem coerente pelo que pude pesquisar. Não chega a ser uma tradução literal, mas
pelo que percebi do filme, mantêm o mesmo sentido do original. De acordo com o
Google translate, “Sukkar banat” seria alguma coisa como “garotas do açúcar”,
então “caramelo” não seria nada muito absurdo e usando o filme como contexto
fica melhor ainda.
Pode ser que o filme não seja tão marcante e que
não tenha nenhuma característica que realmente se destaque, mas o conjunto
geral é excelente. É um filme muito bem feito e com uma história muito bem
construída e gostosa de acompanhar. Um filme muito mais agradável de ver do que
algumas superproduções recentes de Hollywood.
Como a sinopse diz, ele na verdade é a junção da
narrativa do dia a dia de cinco mulheres que convivem juntas ou de alguma
maneira interagem umas com as outras. Não sei se fui só eu, mas ele me lembrou
vagamente os filmes do Woody Allen. Esse modo de estruturar a história é muito usado
nas produções dele. As atrizes principais são muito boas. Aliás, todos no filme
atuam bem. A ambientação também é muito boa, em vários momentos pude sentir o
calor e a aridez do clima.
Não estou familiarizado com a política e história
do Líbano, mas pelo que vi filme (e pela rápida pesquisa que fiz), estou
assumindo que se trate de um país com influências islâmicas, então os temas
abordados são um tanto controversos, tanto os abertamente discutidos pelas
mulheres como pelo que é somente insinuado seriam motivo de graves represálias.
Isso demonstra muita coragem por parte da diretora
Aproveitado que estou falando sobre a direção, quero
dizer que fiquei agradavelmente surpreso com a Nadine Labaki, além de ser a
diretora é uma das atrizes principais, e faz um trabalho muito bom em ambas as
frentes. Não que isso tenha nada a ver com nada, mas ela além de ser uma ótima
diretora e atriz é uma mulher muito bonita...
Recomendo o filme para quem gosta do estilo de
produção do leste europeu ou pra quem gosta do estilo do oriente médio. Como ele
mantém as características da região e também incorpora toques europeus pode
agradar ambos os públicos (ou desagradar os dois, mas eu acho isso muito
improvável). Quem gosta dos filmes do Woody Allen também vai gostar, pois
apesar do tema central não sei o relacionamento de casais o modo como a
história se desenrola lembra bastante as produções dele.
O trailer não é ruim, um tanto longo, mas não é
ruim...
Minha irmã me falou sobre esse filme logo depois
de assistirmos ao The Perks of Being a Wallflower, outro filme com
uma ótima atuação do Ezra Miller. Aproveitando que estou falando das
atuações, já vou aproveitar e dizer que todos estão de parabéns no filme,
atuações impecáveis. Não que eu estivesse esperando algo diferente, afinal
todos os atores principais tem no mínimo um filme com atuações exemplares.
O mais interessante é que apesar de ter assistido
vários filmes com a Tilda Swinton, só consegui me lembrar dela noConstantine,
como aquele anjo andrógeno. Só depois, quando dei uma olhada no IMDB que
percebi que já tinha assistido a vários filmes com ela. O que me leva a uma
conclusão conflitante, pois apesar dela ser uma atriz muito versátil e ter
feito os mais diversos papéis nos mais diversos estilos de filmes, o único que
realmente marcou foi o Gabriel do Constantine.
A diretora é relativamente desconhecida, no IMDB não
há muitas informações e eu não vi mais nada que ela tenha feito. Porém podem
acreditar quando digo que ela produziu uma primeira impressão muito boa.
O filme é um tanto pesado. Durante todo o tempo
você fica com a sensação de desespero e falta de esperança. Ele é dividido em
duas partes, antes e depois de um determinado incidente que não vou dar mais
detalhes para não estragar nada, mas essas "metades" não são
divididas cronologicamente, com o incidente estando exatamente no meio da
história, mas sim interpondo acontecimentos atuais com coisa que aconteceram no
passado, mas não é nada que prejudique o entendimento da história ou atrapalhe
o filme. São flashbacks muito bem colocados e é totalmente explicito quando os
eventos são atuais ou são lembranças.
ATENÇÃO: TRECHO COM SPOILER
É difícil entender o porquê das coisas feitas
pelos Kevin. Pra dizer a verdade, mesmo depois que o filme acabou eu continuei
sem ter certeza dos motivos dele. Creio que tenha sido pura maldade mesmo e
espero que não existam pessoas tão más assim na vida real.
FIM DO TRECHO COM SPOILER
É uma pena eu não poder comentar muito sobre o
filme, pois ele é muito bom! Não consigo pensar em nada que eu possa dizer que
não vá estragar a história. Gostei de todos os aspectos dele. Como disse antes,
os atores são muito bom, a ambientação também é perfeita e consegue passar exatamente
o que a personagem sente, a construção da história com os flashbacks também é
muito bem feita.
O recomendo para quem está procurando um bom
filme com uma boa história e um clima mais carregado. Não classificaria o filme
como um drama, mas também não é um suspense, não sei exatamente em qual categoria
ele se encaixaria. Só assistindo mesmo para saber.
O trailer é bem feito e tem uma das músicas mais fora de contexto que eu já vi. Quando ela é tocada no filme também é usada em uma cena totalmente não condizente, mas podemos ver que é algo intencional.
"- Most people don't believe something can happen until it already has.
That's not stupidity or weakness, that's just human nature."
É complicado fazer o review de um filme ao qual
criamos expectativas que não são correspondidas, pois querendo ou não os
defeitos parecem ser maiores do que realmente são. Infelizmente esse é o caso
do World War Z, esperava bastante do filme, pois gosto muito de filmes de zumbis
e esse parecia ser bom, porém o filme além de não corresponder ao que eu
esperava, ainda acaba deixando uma impressão ruim.
Mas antes de qualquer outra coisa vou falar do
lado positivo. Primeiro porque, apesar de não ter gostado do filme é indiscutível
que ele tem alguns pontos a seu favor. E segundo porque os pontos negativos
requerem que eu comente sobre cenas específicas.
Os efeitos especiais são bons, totalmente de
acordo com o que se espera de um filme com um orçamento rechonchudo como esse.
As atuações também não são nada fracas. Nenhum dos atores me pareceu forçado ou
sem propósito. Apesar dos zumbis não serem do meu tipo preferido (voltarei a
isso mais pra frente) eles também são muito convincentes no que se propõe a
ser. Os pontos fracos do filme não são técnicos. Diria que se você olhar
somente para o quesito qualidade de produção, ele não deixa a desejar, então se
essas são as coisas que você procura em um filme, não vai de maneira nenhuma acha-lo
ruim.
ATENÇÃO: TRECHO COM SPOILERS
A cena de perseguição em Jerusalém é muito bem
feita, a torre de zumbis, apesar de ser um pouco forçada, da um toque
interessante. O Tsunami de zumbis que os perseguem também é bem legal.
FIM DO TRECHO COM SPOILERS
Os zumbis são muito parecidos com os do "28 Days Later..."
(conhecido como Extermínio aqui no Brasil), não é meu tipo favorito de zumbi,
gosto muito mais do tipo clássico: lento e com um único propósito, se fartar
com o seu cérebro. Essa é uma opinião pessoal e não creio que tenha
influenciado no meu pensamento geral sobre o filme, achei o Extermínio bem
legal. (muito melhor que o WWZ, diga-se de passagem.)
Não há como discutir que uma das coisa mais
corretas que eles fizeram foi se livraram da família logo no começo do filme. Andar
por ai com crianças e mulheres histéricas nunca ajudou ninguém em nada.
Não achei a história boa não. Apesar de seguir um
único fluxo, ela acaba se tornando um tanto fraca e tosca (Até onde eu sei o
livro no qual esse filme foi baseado é bem diferente, então pode ser que a
história original na verdade seja muito boa.).
Creio que não há muito mais o que dizer que não
vá envolver partes da trama, então vamos pular direto para o porquê esse filme
não me agradou. Vou enumera-las, pois tenho vários pontos onde creio que os
produtores tenham pisaram na bola. Vocês podem argumentar que muitos desses
pontos são apenas detalhes. Isso não deixa de ser verdade, mas em sua grande
maioria são detalhes absurdos e que não deveriam em hipótese alguma acontecer!
ATENÇÃO: TRECHO COM SPOILERS
Pontos que contribuíram para a mediocridade do
filme (Na medida do possível estou seguindo uma ordem cronológica dos fatos
aqui):
1 - Que tipo de mulher carrega um suprimento
infinito de flares em sua bolsa?!
2 - logo após o Garry, sua esposa e filhas se
despedirem da família que lhes deu abrigo, o apartamento é atacado pelos
zumbis. Até ai tudo bem, agora me expliquem como um menino de não mais de dez
anos consegue não só sobreviver a esse ataque como chegar a tempo de ser
resgatado!
2 - Pelo que pude pesquisar, é impossível decolar
um avião de carga de um porta-aviões, a pista não é longa o suficiente. Mas
aparentemente eles não precisam seguir as leis da física no filme...
3 - Você simplesmente não dá uma arma para o
médico que seria a única esperança da humanidade se ele não tem nenhum
conhecimento de como elas funcionam. Isso inevitavelmente ia terminar em
desastre...
4 - Assim que o Garry chega a Israel, a primeira
coisa que devia ser feita é deixar todos a par das informações que ele tem
sobre os zumbis. E além não fazer isso, ele só fica olhando as pessoas fazerem
a maior algazarra na rua.
5 - Você em hipótese alguma fica parado na frente
da turbina de um avião de grande porte que se prepara para decolar.
6 - Aparentemente se seu telefone celular usa
satélites para se comunicar não tem problema nenhum usa-los dentro do avião...
6 - Como um zumbi foi parar dentro do armário ou
o que quer que seja aquele compartimento do avião?! Isso não faz sentido
nenhum!
7 - Um cientista da Organização Mundial de Saúde
com experiência suficiente para trabalhar com doenças desconhecidas não tem
habilidade para manusear uma amostra de sangue e se corta com ela...
8 - Os zumbis conseguem facilmente destruir um para-brisa
com a testa, mas uma simples porta de laboratório com travas na parte superior
consegue segurá-los.
9 - A pistola não deveria ser usada como último
recurso?!
10 - Como pode um cientista correr mais rápido
que uma militar do exército israelense?
11 - Que tipo de idiota deixa o pé-de-cabra
do lado de fora da sala e vai pegar as amostras?!
12 - As doenças mais perigosas do mundo estão em
uma sala onde a única medida de segurança é uma senha de cinco dígitos.
13 - Essas mesmas doenças são guardadas sem nenhum
tipo de identificação.
14 - O portão de entrada de todo o complexo de
laboratórios de pesquisa é fechado com uma simples trava manual, SEM CADEADO!
FIM DO TRECHO COM SPOILERS
Mesmo que esses catorze pontos assinalados ainda
não existissem, esse filme ainda seria um tanto fraco para toda a publicidade
feita sobre ele. Com certeza não merece a nota que tem no IMDB. No entanto não
foi um desperdício total, não é o pior filme que eu já vi, pois como falei a
produção visual dele é muito bom. Diria que vale os cinco reais. Mas não é algo
que eu assistiria de novo.
A menos que você seja um(a) enorme fã do Brad
Pitt e queira assistir todo filme que ele estrele, eu diria que não tem muito
porque assisti-lo no cinema. É uma ótima pedida para um dia chuvoso onde não há
nada melhor pra fazer, caso contrário fique com o Extermínio, que no geral é um
filme melhor.
Agora se você gosta mais dos zumbis clássicos,
não precisa nem se incomodar com esse filme, procure alguma coisa do George A.
Romero, ficará bem mais feliz com as produções dele.
O trailer não é ruim, até porque eles não tem tempo de fazer nada de errado
em dois minutos e meio.