ESCONDER SPOILERS

domingo, 29 de julho de 2012

Shadow of a Doubt - A Sombra de uma Dúvida (1943)

Não sei ao certo se os filmes feitos na década de 40 ~ 50 parecem quase todos muito bons por que após sessenta e tantos anos só os melhores filmes acabam sendo lembrados ou se como naquela época fazer um filme era muito mais custoso em termos monetários e de mão-de-obra que pensavam bem antes de começar a produzir um. O caso é que gostei de praticamente todos os filmes que eu vi desse período.

Apesar do Alfred Hitchcock ser conhecido como o "mestre do suspense" eu considero que os filmes dele variam de muito bons até bem ruinzinhos. Psycho sendo sem dúvida um dos melhores, e até a presente data, apesar de ser estrelado pelo James Stewart, The Man Who Knew Too Much sendo um dos mais fracos.

O Shadow of a Doubt pode ser considerado um dos melhores, nada de excepcional mas não desagrada não, tem momentos interessantes e que adicionam uma intensidade a mais ao filme. A história não tem muito de suspense, praticamente tudo o que poderia acontecer de mais surpreendente acontece logo no começo e depois não exite nenhum tipo de "plot twist". A atuação de todos em compensação é muito boa. Gosto bastante do clima que esses filmes mais antigos têm, neles é possível ver como eram os costumes da década e como eles mudaram com o tempo.

Recomendo pra todos que gostam dos filmes do Hitchcock, quem gosta de filmes mais antigos não ficará decepcionado também, pois apesar de ser um suspense ele não tem nada de muito carregado, o que o torna um bom filme para ser visto quando se deseja somente passar o tempo ou se distrair um pouco.

Achei que não fosse encontrar nenhum trailer mas aqui está. Só não sei se é o trailer original, pois no começo ele tem um "it had to be brought back" que parece meio suspeito.




domingo, 22 de julho de 2012

Brave - Valente (2012)

Por incrível que pareça pude ver o "Brave" no cinema. No último post eu disse que provavelmente ele ia sofrer o mesmo destino do "The Muppets" e no cinema só teriam versões dubladas. Bom, estava certo e errado, se a única opção fosse o Kinoplex eu teria que esperar para ver o filme, pois denovo em nenhuma sala eles tiveram a decência de colocar uma versão legendada.

Felizmente o Cinemark teve a bondade de exibir a versão legendada do filme. Tudo bem que foi na sala mais cara que eles têm - uma tal de XD "Extreme digital Cinema" e não vi nenhuma diferença absurda em relação as outras salas que justificasse o preço, exceto a tela ser um pouco maior que o normal - e em somente um horário mas isso não importa, o que importa é que eles tiveram a bondade de exibir uma versão legendada então fiquei muito feliz por isso. O lado bom disso tudo é que pude ver como era o Cinemark, nunca tinha visto nada lá, e o que posso dizer é: os óculos 3D deles são muito mais confortáveis que os do Kinoplex para usar por cima de óculos normais, fora isso eles são praticamente iguais.

Vamos ao filme: Por ser da Disney/Pixar já sabia que a qualidade de produção ia ser muito alta e realmente, o filme é impressionante e muito bem detalhado, a animação é perfeita e você fica imerso nele. Fique realmente impressionado em como eles conseguiram deixar os cabelos e a água tão realistas. Quem já teve alguma experiência com qualquer processo de renderização sabe como é difícil e custoso em termos de processamento trabalhar com partículas ou qualquer coisa que tenha que responder ao movimento de outro objeto, seja ela cabelo ou pelagem. No filme eles têm ambos e muito bem feitos.

A história é simples, se formos analisar o conteúdo da trama principal ela é uma das mais simples que eu vi em um filme da Pixar, mas ela tem um twist inesperado, o que faz com que essa simplicidade não seja notada durante o filme. Ele é bem engraçado mas não o melhor que já vi nesse quesito - na minha opinião "Tangled" é o mais engraçado que já vi até hoje - mas nem por isso é um filme chato, os personagens são bem carismáticos e pode-se dar boas rizadas com eles.

Quero deixar bem claro aqui que esse filme em especial pode ficar muito prejudicado caso visto dublado, e não pelo motivo que normalmente isso aconteceria que seria pelo uso de trocadilhos que só fazem sentido em inglês. Nesse caso esses trocadilhos nem existem, mas grande parte do charme do filme está no sotaque irlandês dos personagens, não sei como isso foi tratado na dublagem mas acredito que não tenha como manter esse mesmo sotaque então quem optar pela versão dublada fique avisado desse detalhe.

Recomendo pra qualquer um que goste de uma boa animação, quem gosta dos filmes da Disney e/ou da Pixar e quem quer ver um filme tranquilo e bem feito, ele vale muito bem o preço do ingresso, mesmo sendo o ingresso para o cinema mais caro que já paguei até hoje.

Esse trailer foi muito bem feito, mostra o que se esperar do filme sem contar nada sobre a história, ela é bem diferente do que o trailer parece mostrar. Na minha opinião um exemplo a ser seguido.






segunda-feira, 16 de julho de 2012

The Muppets - Os Muppets (2011)


Quando ouvi falar que estavam fazendo um novo filme dos Muppets fiquei muito feliz, sempre gostei deles, vi alguns dos filmes mais antigos e gostei bastante, normalmente são muito divertidos. A ideia inicial era ver o filme no cinema, seria a primeira vez que os veria na "grande tela".

Quando o filme finalmente foi lançado veio a minha decepção: só tinham versões dubladas. Em geral não gosto de filmes dublados por vários motivos: grande parte das vezes o sentido de piadas são perdidos, o dublador não consegue passar a mesma emoção que o artista original, a sincronia pode não ficar tão boa, enfim se perde muito com filmes dublados. Conclusão, não pude vê-lo no cinema.

Eu sei que o público-alvo para esse tipo de filme são crianças e elas em geral não gostam de ler quando vão ao cinema, mas convenhamos, com certeza adultos também assistem a animações e filmes do gênero. Eu entenderia se houvesse apenas uma ou duas salas exibindo o filme, mas não, o Kinoplex tem quinze salas aqui em Campinas e várias estavam exibindo o filme, não custaria nada em uma delas passar a versão legendada (é bem provável que isso também aconteça com o "Brave", fazer o que...).

Bom, finalmente o filme estava passando na televisão a cabo e o assisti. Como o filme é da Disney, no mínimo uma produção de qualidade já está garantida. Foi bem legal ver um filme com bonecos e não criaturas totalmente modeladas e renderizadas por computador, fazia muito tempo que não via algo parecido. E um filme realmente infantil, os filmes para crianças hoje em dia geralmente tentam abranger uma audiência bem maior do que somente a infantil e com isso as produções acabam saindo mais "adultas" por assim dizer. Mas com Os Muppets isso não acontece, o filme é realmente inocente, se baseando muito mais nos personagens do que estamos acostumados a ver hoje em dia (não que isso não se fosse de esperar, afinal de conta são Os Muppets e não quaisquer outros bonecos).

Como disse, a qualidade da produção é muito alta e o filme é impecável nesse sentido, eu gostei bastante do que vi. Por ser mais voltados para um público mais novo ele pode parecer um pouco bobo em alguns momentos, mas nada que prejudique realmente. Muitas pequenas participações dos mais diversos artistas, de músicos a atores, a maioria deles personagem de algum seriado, isso também deu um toque bem divertido ao filme.

Recomendo o filme pra quem gosta dos Muppets obviamente; quem estava sentido falta de um filme em um formato mais antigo, com bonecos de verdade; quem gosta dos filmes da Disney não irá se decepcionar, só tenha em mente que o filme é um pouco mais bobinho do que estamos acostumados a ver. Quem tem filhos com pouca idade que não conhecem os bonecos com certeza deve assistir ao filme com eles, relembrar os bons tempos!

Segue o trailer (curiosamente muito do que é mostrado no trailer nem é parte do filme, então realmente não sei se ele atrapalha dessa vez):



Muppets no IMDB

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Logan's Run (1976)

 Fiquei sabendo sobre esse filme assistindo um episódio da série "Family Guy". A ideia de viver em um local praticamente perfeito, com a única desvantagem ser  "reciclado" aos 30 anos me pareceu muito interessante. Ouvi sobre esse filme também em outra ocasião, quando estava assistindo a um vídeo na internet de uma cara que estava falando sobre máquinas de pinball dos anos 70 com temática futurística.

Voltando ao filme, ele na minha opinião não conseguiu trabalhar muito bem no tema central, que seria todo esse você-tem-que-morrer-com-trinta-anos. Em nenhum momento explicam porque as pessoas só podem viver até os trinta, e pra mim isso foi um ponto negativo considerável. Em geral os filmes de ficção científica se baseiam na história, não importa se a história é ou em algum momento no mundo real será viável, mas ela tem que ser boa o suficiente para quem assista ao filme acredite nela, e como eles nem se dão ao trabalho de explicar o porque desse limite de idade eu não gostei do enredo.

Mas nem por isso o filme deixa de ser aproveitável. Ele não é uma produção que se destaca, mas também não é ruim, sem dúvida tem aquele clima de filme de ficção da década de 70, (se você gosta dessa ambientação ou não pode fazer muita diferença na sua opinião final sobre o filme). Achei os efeitos especiais bons para a época, logicamente tudo muito colorido, como luzes piscando e tudo o mais que um filme de ficção científica desse período que se preze deveria ter. Algo que me impressionou muito foi a constante troca de cenários, e não somente pequenas variações em um determinado tema, mas trocas radicais. Não vou dar exemplos para não correr o risco de falar demais sobre o que acontece durante o filme. Trocas assim não são fáceis nem baratas de se fazer, ainda mais em 1976, onde não existia a opção de se filmar em frente a um pano verde e depois colocar a superfície lunar ou um cenário totalmente fantástico com dragões e etc, tudo tinha que ser fisicamente criado.

Pra finalizar, de maneira nenhuma recomendo esse filme para qualquer um, mas se você é do tipo que gosta de ficção científica (mais puxado para o lado da ficção do que da científica), ou gosta de uma filme com uma qualidade de produção alta e não se importa muito com um enredo mais fraquinho eu diria para assistir sem problemas, só não espere algo realmente icônico.

Me pediram para colocar trailers dos filmes nos posts, então vou colocá-los no final. Não gosto muito de trailers, pois muitas vezes eles também mostram mais do que deviam sobre o filme (esse é um exemplo desses casos). Mas para quem quiser, aqui está ele:



Logan's Run no IMDB

domingo, 1 de julho de 2012

God bless America (2011)

 Um camarada do trabalho que me falou sobre esse filme, se não fosse por isso talvez nunca chegasse a ouvir falar dele.

Esperava algo totalmente diferente, a foto e a sinopse no IMDB são muito enganosas. Sem nenhum artista ou diretor conhecido acredito que esse filme tenha passado despercebido quando foi lançado, não estou nem certo nem de que chegou ao Brasil, pois não tem um título toscamente traduzido para o português...

O que eu estava esperando antes de começar a assisti-lo: Ação pura, tiros para todo lado, em estilo meio policial. Como o filme realmente é: Uma crítica à sociedade americana atual (no filme eles usam erroneamente o termo “americana” para designar os estadunidenses, mas acho que o que é retratado no filme pode ser aplicado para qualquer das sociedades atuais, das Américas principalmente). Como sempre não vou falar sobre a história do filme, não quero estragar a experiência de quem vai assisti-lo, mas posso adiantar que fiquei realmente surpreso com o filme.

É muito bom, bem feito (consegui encontrar vários pequeninos erros que não atrapalham o filme, mas que alguém um pouco mais chato poderia reclamar), não chega a ser uma obra prima, mas se eu por acaso encontrasse uma cópia dele com certeza teria em minha biblioteca.

Durante o filme os personagens acabam fazendo coisas que meio que contradizem o que eles estavam "defendendo". Não consegui definir se essa contradição é proposital ou não. Mas isso é bem legal que consegue mostrar como às vezes o que achamos correto ou aceitável pode não ser exatamente isso.

Não gostei muito do que um dos personagens disse. Em um determinado momento ele critica o Woody Allen e o Vladimir Nabokov. Achei aquilo totalmente desnecessário, tudo bem que o primeiro como pessoa não é um exemplo a ser seguido, mas seus filmes são excelentes (sou um grande fã dele) e o segundo escreveu um livro sobre um pedófilo, mas a obra é ótima (se por acaso se interessarem, recomendo que leiam o livro, o filme para mim deixou muito a desejar.). De todo jeito cada um tem direito a uma opinião e não estou aqui pra falar sobre o que fulano ou sicrano pensa sobre o Woody Allen ou o Vladimir Nabokov.

Como disse antes, o filme é muito bom, eu gostei bastante! Pode ser que algumas pessoas o achem um pouco extremo, mas a ideia é exatamente essa. Então não sei se é recomendado para todo o tipo de pessoa, mas se você for assistir ao filme, tenha em isso mente.



O filme no IMDB