ESCONDER SPOILERS

domingo, 1 de julho de 2012

God bless America (2011)

 Um camarada do trabalho que me falou sobre esse filme, se não fosse por isso talvez nunca chegasse a ouvir falar dele.

Esperava algo totalmente diferente, a foto e a sinopse no IMDB são muito enganosas. Sem nenhum artista ou diretor conhecido acredito que esse filme tenha passado despercebido quando foi lançado, não estou nem certo nem de que chegou ao Brasil, pois não tem um título toscamente traduzido para o português...

O que eu estava esperando antes de começar a assisti-lo: Ação pura, tiros para todo lado, em estilo meio policial. Como o filme realmente é: Uma crítica à sociedade americana atual (no filme eles usam erroneamente o termo “americana” para designar os estadunidenses, mas acho que o que é retratado no filme pode ser aplicado para qualquer das sociedades atuais, das Américas principalmente). Como sempre não vou falar sobre a história do filme, não quero estragar a experiência de quem vai assisti-lo, mas posso adiantar que fiquei realmente surpreso com o filme.

É muito bom, bem feito (consegui encontrar vários pequeninos erros que não atrapalham o filme, mas que alguém um pouco mais chato poderia reclamar), não chega a ser uma obra prima, mas se eu por acaso encontrasse uma cópia dele com certeza teria em minha biblioteca.

Durante o filme os personagens acabam fazendo coisas que meio que contradizem o que eles estavam "defendendo". Não consegui definir se essa contradição é proposital ou não. Mas isso é bem legal que consegue mostrar como às vezes o que achamos correto ou aceitável pode não ser exatamente isso.

Não gostei muito do que um dos personagens disse. Em um determinado momento ele critica o Woody Allen e o Vladimir Nabokov. Achei aquilo totalmente desnecessário, tudo bem que o primeiro como pessoa não é um exemplo a ser seguido, mas seus filmes são excelentes (sou um grande fã dele) e o segundo escreveu um livro sobre um pedófilo, mas a obra é ótima (se por acaso se interessarem, recomendo que leiam o livro, o filme para mim deixou muito a desejar.). De todo jeito cada um tem direito a uma opinião e não estou aqui pra falar sobre o que fulano ou sicrano pensa sobre o Woody Allen ou o Vladimir Nabokov.

Como disse antes, o filme é muito bom, eu gostei bastante! Pode ser que algumas pessoas o achem um pouco extremo, mas a ideia é exatamente essa. Então não sei se é recomendado para todo o tipo de pessoa, mas se você for assistir ao filme, tenha em isso mente.



O filme no IMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário