ESCONDER SPOILERS

domingo, 9 de setembro de 2012

The Expendables 2 - Os Mercenários 2 (2012)

Essa será a última postagem por um tempo, estou saindo de férias e vou viajar. Em outubro volto com a postar normalmente (espero...).

Não importa muito se você viu o primeiro filme ou não, esse não tem nada a ver com a história do primeiro, e mesmo que tivesse, a gente não costuma ir ver filmes desse tipo por causa da riqueza ou profundidade da história. Até porque se sua intenção for essa vai se arrepender amargamente. Não que a história não exista, ela está lá, mas é somente para dar um norte, você vai ao cinema ver um filme nesse estilo pelas mortes, explosões, tiros, sangue voando para todo lado e várias "tiradas" dos personagens.

Eu vi o primeiro filme e posso dizer com certeza que o segundo é melhor, o que é raro, ainda mais se tratando de filmes de ação que a sequência supere o original, na maioria das vezes eles tentam ter mais cenas de ação com mais feitos mirabolantes que acabam passando do ponto que o filme fica exagerado demais. Não é o caso aqui, esse tinha tudo para ser melhor, o trailer já prometia algo grandioso mas não tão impossível e o filme realmente cumpre o que promete, um pouco mais de noventa minutos de diversão pura.

Lógicamente esse é o tipo de filme que deve ser assistido com o cérebro desligado, em hipótese alguma você deve começar a questionar qualquer coisa. Frases do tipo "Mas como é que esse avião veio parar aqui?", "Isso não é fisicamente possível!" ou "Mas...duzentas balas em uma pistola?!" só vão estragar tudo. Simplesmente siga o fluxo do filme e divirta-se.

Gostei bastante de terem colocado todos os atores de ação (ou os mais famosos) juntos. Foi bem legal ver o Arnold Schwarzenegger e o Bruce Willis em um filme depois de tanto tempo sem fazerem nada. A aparição do Chuck Norris também foi bem divertida, bem ao estilo que a internet popularizou. Só o van Damme que ficou um pouco, sei lá, meio fora de sintonia com o resto, mas nunca gostei muito dele, então pode ser isso. Uma pena que o Jet Li apareceu tão pouco, ele é um dos melhores atores de ação da atualidade. 

No geral o filme é muito bom, com certeza é divertido, se tiver algo do que reclamar são alguns dos efeitos especiais, eles me pareceram bem mal feitos em algumas cenas e nesse tipo de produção os efeitos contam bastante. Mas nada que realmente atrapalhe.

Pra finalizar, diria que se você gosta dos atores, gostou de algum filme de ação dos anos 80~90 ou quer ver algo pra se distrair pode vê-lo que não vai se arrepender.

Segue o trailer:




segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Rock of Ages - Rock of Ages: O Filme (2012)

Comprei o ingresso uns 20 minutos antes da sessão então resolvi dar uma volta pelo Iguatemi. Estava dando uma olhada em uns DVDs e vi o Scott Pilgrim vs. the World que para minha surpresa tinha classificação 18 anos. Porque raios esse filme tem classificação 18 anos?! Ele é basicamente uma história em quadrinhos (É de fato baseado em uma série de quadrinhos) em forma de filme. Ele não tem nada que justifique essa classificação. Mas...por que estou falando disso? Afinal não estou fazendo um review desse filme.

Bom, estou falando nisso pois o Rock of Ages tem classificação 10 anos! Isso é ridículo. Eu não deixaria um filho(a) meu de 10 anos assistir a esse filme. O conteúdo que pode ser considerado impróprio é muito mais explícito nele do que no Scott Pilgrim. Minha classificação para o Rock of Ages seria 14 anos, no mínimo. O que na prática não deveria fazer diferença, pois acho que as pessoas que realmente gostariam do filme são as que gostam das músicas dos anos 80, o que dificilmente seria o caso de alguém com 10 anos...

Vamos ao filme. Estou aguardando ele desde que vi o primeiro trailer, se não me engano no final do ano passado. Gosto de musicais e gosto de músicas dos anos 80 então, logicamente esse filme parecia perfeito para mim certo? (só poderia ser melhor se eles conseguissem de algum modo incluir viagem no tempo na história).  Bem, não exatamente. Não estou desapontado com o filme, mas ele foi muito mediano na minha opinião. Tinha potencial para ser muito melhor, e muito melhor mesmo. É bem feitinho e as músicas escolhidas são muito boas, quero dizer, Bom Jovi, Pat Benatar, Journey, Def Leppard, Scorpions e por ai vai, nesse departamento não tenho de que reclamar, mas a história é bem fraquinha. O filme, claro, tem seus pontos fortes e em alguns momentos são bem engraçados, mas no geral ele é bem morno.

Gostei do Alec Baldwin, ele pode não ser o melhor dos atores, mas seus personagens em geral são carismáticos. Já podemos ver a idade chegando na Catherine Zeta-Jones, ela ainda é uma mulher incrivelmente sexy, mas se tem algo que não conseguimos esconder por muito tempo é a idade e nela isso já começa a aparecer.

Recomendaria esse filme somente pra quem gosta de música dos anos 80. Para essas pessoas eu diria: assista o filme, e assista no cinema pois nesse caso a qualidade do som faz toda a diferença, realmente vale o ingresso. Fora essas pessoas, eu diria para esperar que passe na televisão e mesmo assim, só assista se você não tiver nada melhor para fazer.

O trailer nos faz esperar muito mais do que o filme consegue cumprir: