"Herr Wenger!"
Que filme, que filme!!
Estou verdadeiramente impressionado, fazia muito tempo que não via um filme que causasse um efeito tão forte em mim. Já sabia do que ele se tratava pois nesse caso a sinopse no IMDB é muito precisa, mas mesmo tendo uma ideia geral do que esperar eu fiquei abismado.
Ele trata de um assunto muito delicado, ainda mais na Alemanha, o poder de uma ideologia. Filmes assim correm o risco de serem muito tediosos, mas nesse souberam exatamente como expor suas ideias sem que isso atrapalhasse a história.
Diria que esse filme deveria ser exibido nas escolas, e não só aqui no Brasil, mas qualquer escola de qualquer país do mundo, ele seria perfeito nas aulas de História.
Não concordo totalmente com o que é passado e também acho o final muito exagerado. Não é forçado, coube muito bem ao filme, mas eu não o terminaria desse modo (falarei um pouco sobre isso mais a frente). Posso estar sendo um pouco preconceituoso agora, mas acredito que boa parte da impressão que o filme causa é devido a ser alemão, tanto pelo que aconteceu lá como pela própria língua, creio que o alemão é um idioma que soa muito autoritário e áspero, o que contribuí muito para a ideia que é passada.
ATENÇÃO: TRECHO COM SPOILERS
O foco principal do filme foi mostrar o poder que uma ideia bem transmitida tem, e como isso cresce exponencialmente. "A onda" foi o nome perfeito, tanto para o filme como para o "movimento" criado pelo professor, pois ele lembra mesmo uma onda, que leva tudo em seu caminho e o que não acompanhar o seu movimento é simplesmente aniquilado.
No filme eles deixam muito mais claro o poder destrutivo desse movimento do que o que ele pode fazer de bom, por isso não gostei muito do final, parece que os diretores e escritores ficaram com medo de começar algo que eles não gostariam de ter ligação e resolveram deixar claro que fazer algo como o que o professor Rainer Wenger fez seria uma má ideia. Eu penso de maneira diferente. A união que esse movimento trouxe para os alunos é algo que não poderia ser alcançado de uma maneira tão completa por outros meios. Mas isso são apenas pontos de vista diferentes, algumas pessoas concordarão comigo, outras dirão que o que foi mostrado seria o mais adequado.
FIM DO TRECHO COM SPOILER
Acho que o tempo em que eles dizem que isso aconteceu também foi muito curto, se tivessem dito que tudo se passou durante um mês seria bem mais aceitável, mas isso é apenas uma opinião minha e não afeta em nada o filme.
Enfim, mesmo com algumas opiniões diferentes das apresentadas diria que o filme é muito, muito bom e deve ser visto por todos, independente de sua ideologia politica. E reforço o que disse no começo, mesmo sendo um filme que trata de um tema um pouco mais "chato" o filme não o é. Assistam na próxima oportunidade que tiverem!
O trailer mostra partes que dão uma impressão errada do filme, alguma cenas que nem tem tanta importância são distorcidas para parecerem mais significativas, mas mesmo assim ele te deixa com vontade de assisti-lo e esse é o objetivo do trailer, então creio que o errado sou eu. No trailer é possível ver uma das minhas cenas preferidas do filme, pena que ela é cortada antes de terminar.
No IMDB
Nenhum comentário:
Postar um comentário