ESCONDER SPOILERS

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O homem que copiava (2003)



 "38 reais."

Estava pensando sobre qual filme eu faria o próximo review quando me ocorreu que nunca falei nada sobre nenhum filme brasileiro e ultimamente o cinema brasileiro melhorou muito (por ultimamente quero dizer nos últimos dez a quinze anos, se não mais).

Já tinha até o review do "O cheiro do ralo" pronto, mas com todo esse período de festas ele acabou ficando sempre para uma próxima semana. Bom, estava pensando em colocar esse review como o dessa semana, mas ai surgiu "O homem que copiava". Logicamente eu lá tinha ouvido falar dele, só que muito timidamente e de um jeito que nunca me instigou a vê-lo.

O tempo passou e eu me esqueci dele. Porém, nesse final de ano ele estava passando na televisão. Acabei vendo uns pedaços muito rapidamente, mas foi o suficiente para me deixar interessado.

Consegui assisti-lo nessa semana, e posso dizer que é um filme surpreendente. É muito bom, muito melhor do que eu esperava. Ele realmente começa como quem não quer nada, mas mesmo assim já te prende. Aí a história começa a evoluir, tomar uns caminhos inesperados e acaba sendo uma verdadeira odisseia de acontecimentos. Gostei muito mesmo do filme.

Ele consegue ser interessante o tempo todo e não é um filme curto, tem um pouco mais de cento e vinte minutos, o jeito como a narrativa é construída me agradou muito, esse quase monólogo mas não exatamente é ótimo! Acho que é muito fácil se identificar com isso, afinal quem nunca deu conselhos a si mesmo, ou ficou imaginando uma cena de várias formas diferentes. Os personagens também são muito carismáticos e bem construídos.

O modo como as cenas são montadas vária bastante. Em alguns momentos me lembrou bastante o modo como os cartoons da séria Monty Python's and the flying circus são feitos. Uma das cenas deu a impressão de ser construída para parecer a mistura de uma Ópera com um filme mudo ou algo do gênero.

As ilustrações feitas pelo André no filme me lembraram dos desenhos do Glauco, não sei se só eu tive esse impressão e não sei se foi algo proposital.

Não posso dizer que foi o melhor filme brasileiro que já vi, pois ele compete com vários outros filmes muito bons em categorias diferentes, o que os torna impossíveis de serem comparados, porém posso dizer com certeza que ele tem um estilo único e foi um dos melhores filmes que já vi até hoje.

Recomendo para qualquer pessoa. Se você por acaso ainda não viu assista-o na primeira oportunidade que tiver. Apesar de não ter sido um filme amplamente divulgado (até onde eu me lembre) ele é muito, mas muito bom mesmo e merece ser visto mais de uma vez, não só pra quem gosta do cinema brasileiro, mas por todos.

Fico feliz de não ter assistido ao trailer antes de ver o filme, ele conta basicamente todas as mudanças e surpresas na história e ainda por cima não te deixa com vontade de assistir!



Dessa vez não vou colocar só o trailer, porque se você fizer uma busca pelo filme no google, um dos primeiros resultados é um canal no YouTube com o filme completo. Não sei se isso é legal ou não, mas se ainda não tiraram de lá deve ser. Em todo caso, se alguém tiver interesse aqui está ele:

Um comentário:

  1. http://brasilannima.blogspot.com.br/2011/08/alan-sieber-cartunista-e-animador.html

    http://www2.uol.com.br/allansieber/info.htm

    http://usgritarias.blogspot.com.br/2011/03/allan-sieber-o-quadrinista-que.html

    ResponderExcluir