ESCONDER SPOILERS

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Welcome to the Dollhouse - Bem-Vindo à Casa de Bonecas (1995)

"-Tomorrow, same time, same place, you're gonna get raped. Be there!"

Esse filme é do mesmo diretor do Happiness, apesar daquele filme ser um pouco perturbador eu gostei do que foi feito, então resolvi procurar mas algumas coisas que ele escreveu e dirigiu. O “Bem-Vindo à casa das Bonecas” não segue exatamente a mesma ideia, mas ainda assim tem mais ou menos o mesmo sentimento, e era isso que eu estava procurando.

Pelo que pude perceber em seus filmes eu diria que o Todd Solondz não teve uma infância muito feliz e também não tem uma vida exatamente boa até o momento, mas como me disseram uma vez, as pessoas produzem as coisas mais significantes quando estão miseráveis e ele parece seguir essa regra. Então pode ser que estar feliz não seja uma coisa tão boa para quem trabalha com cinema ou quer produzir algo que realmente tenha impacto.

Nos primeiros quinze minutos eu já queria matar todo mundo no filme. Não posso dizer com certeza, mas creio que esses filmes representam com certa veracidade como é a vida de um adolescente durante o ensino médio. O que esses filmes nos passam é o seguinte: se você não é popular, vai sofrer. Muito! O pior é que quando um desses caras surta e entra matando todo mundo na escola as pessoas ficam chocados. Quer dizer, ninguém percebeu que isso ia acabar acontecendo?! Você consegue pressionar uma pessoa até certo ponto, passando disso, é muito difícil saber o que pode acontecer, ela pode se matar ou sair matando os outros... Sejamos realistas, como eu mesmo disse, com quinze minutos de filme eu já teria o suficiente para um surto assassino!

Mas não é disso que o filme trata. Ele fala sobre a vida da Dawn e como ela lida com essas situações. Como o Happiness, ele não é um filme alegre, longe disso. O outro até tinha alguns momentos cômicos a seu modo, mas nesse eu não pude ver nada nesse estilo não, achei ele muito mais depressivo. Diferente da maioria dos filmes sobre a passagem pelo High School, a ideia dele não é mostrar que tudo tem um lado bom ou que as coisas vão melhorar, mas ao contrário, fica bem claro que tudo vai é piorar mais um pouco antes que se possa ver uma luz no fim do túnel. 

Tudo considerado, eu gostei do filme, ele era bem o que eu estava esperando mesmo e não decepciona. É bem feito e os atores são cativantes. O que me deixou mais surpreso foi o relacionamento da Dawn com o Brandon. Vou dizer de novo, se você estiver procurando por um filme para levantar o astral fique bem longe desse aqui!

Recomendo o filme para quem gostou do Happiness e para quem ficou interessado no que leu aqui ou no IMDB, a sinopse nesse caso é bem precisa. Ele não me deixou feliz, mas curiosamente também não me deprimiu. O sentimento que acabou perdurando foi uma pequena raiva da família dela (aquela irmã mais nova dela é insuportável!), mas só.

Como de praxe o trailer acaba mostrando mais do que deve, nada crítico, mas ainda assim eu prefiro descobrir o que tem que ser descoberto assistindo ao filme. Fique ciente disso e assista o trailer por sua conta e risco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário