ESCONDER SPOILERS

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Peter Selles como Inspetor Clouseau (1963 - 1978)




"- Give me ten men like Clouseau and I could destroy the world. "


Farei uma coisa diferente hoje, falarei sobre todos os filmes em que o Peter Sellers interpreta o inspetor Clouseau (ou os “Pantera Cor de Rosa” originais se preferirem).

A princípio resolvi ver os filmes porque fiquei curioso para ver se o Steve Martin havia mantido o mesmo Inspetor Clouseau feito pelo Peter Sellers ou se ele tinha feito uma "releitura" do personagem. Bom, ele fez o que eu acho mais correto quando se “revive” um personagem já existente, manteve o mesmo espírito. Na verdade mais que isso, fora as particularidades de cada ator, se você assistir os filmes originais e depois pegar os mais novos, vai perceber o grande trabalho feito pelo Steve Martin, o Inspetor é praticamente o mesmo!

Os filmes são meio que uma bagunça, mas vou explicando por partes pra vocês terem uma ideia de como a coisa é realmente confusa. Os dois primeiros filmes já começam a confundir tudo, um produzido em 1963 e o outro logo em seguida em 64, imagina-se que sejam parte de uma mesma sequência, certo?! Pois não são! Quer dizer, não exatamente... Já digo por quê.

Ambos têm como personagem principal o inspetor, porém o segundo filme não dá uma continuação na história do primeiro. Até ai nada de mais, muitas sequências tem sua própria historia, seguindo um caminho independente. Só que nesse caso apesar de na teoria ser o mesmo personagem, ele é diferente, pois no primeiro filme ele é casado, e no outro não, e eles nem sequer fazem menção a isso, é como se tudo que se passa no primeiro filme nunca houvesse acontecido! 

Aceitei isso, até porque os nomes dos filmes são totalmente diferentes, o que provavelmente indica que eles não tinham uma continuação em mente e que eu supus isso erroneamente. Talvez não tivessem gostado do primeiro e resolveram começar de novo com o segundo, que por sinal eu achei mais engraçado mesmo.

Mas ai vem o terceiro da série, novamente com a Pantera Cor de Rosa, ou seja, o diamante. Nesse filme, eles juntam elementos dos dois primeiros! O inspetor continua solteiro e tem como ajudante pessoal o chinês Kato (coisas do segundo filme), só que mencionam também o fato do inspetor ter conseguido recuperar o diamante (coisa que acontece no primeiro).  Então quer dizer, eles fazem parte de um mesmo contexto geral, porém não seguem exatamente uma linha lógica. Muito estranho.

Eu pensei que agora começava a mais ou menos entender o que eles estavam fazendo, me baseava no fato de que eles só chamam o filme de Pantera cor de Rosa quando o diamante estava envolvido. Rá! Bem que eu queria que fosse isso! Como é de se esperar chega o quarto filme pra atrapalhar tudo, se chamando "A Nova Transa da Pantera Cor de Rosa" só que sem diamante nenhum dessa vez! Agora só o fato de ter o inspetor Clouseau parece ser o suficiente para colocar “Pantera cor de Rosa” no título. E não satisfeitos com isso eles resolvem fazer o quarto filme sendo continuação do terceiro. E dessa vez uma continuação que é mesmo uma continuação.

No quinto eles resolvem finalmente padronizar tudo, com ele se chamando “A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa” sem diamante mesmo e dando uma continuando lógica para quarto filme. Esse é o último com o Peter Sellers, quinze anos após o primeiro e creio eu fechando a história, ainda não decidi se verei os próximos ou se irei direto para uma “re-assistida” dos mais novos. Só o tempo dirá.

Todos os filmes, sem exceção são escritos e dirigidos pelas mesmas pessoas, então não consigo pensar em uma boa explicação para essa salada que eles fizeram com inconsistências em nomes e continuidades na trama. Mas a boa notícia é que mesmo com tudo isso, são filmes muito divertidos, assim que um acaba você já fica com vontade de ver o próximo.

Quem gostou dos filmes mais novos estrelados pelo Steve Martin, com certeza vai gostar desses. Quem está procurando uma boa comédia também não ficará desapontado (principalmente com o segundo na série). Não os achei tão engraçados quanto os mais novos, mas ainda assim com certeza são mais do que suficientes para algumas gargalhadas.

Não poderia deixar de pelo menos comentar os desenhos que existem no começo de todos os filmes. Além de muito bem feitinhos são um jeito totalmente inovador e interessante de passar os créditos.

Todos os trailers são bons, mas gostei muito mais dos dois primeiros. Eles fazem até uma animação especial só pra isso, o que mostra um grande cuidado na criação do trailer, bem legal. Os trailers estão em ordem cronológica e os nomes de cada um deles é um link para o respectivo filme no IMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário