ESCONDER SPOILERS

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Lucía y el sexo - Lúcia e o Sexo (2001)

Pelo nome já se pode ver que esse não é o tipo de filme para ver com seus familiares, a não ser que sua família seja extremamente liberal, mas acho que mesmo assim o filme conseguiria causar um certo desconforto geral.

Eu esperava realmente um filme mais "picante", mas não sabia que ele seria tão explícito assim. Diria que ele fica exatamente na linha que divide um filme pornográfico de um "normal". 

Por isso não esperava muito dá história, em geral quando os produtores começam a usar o truque de tentar prender a atenção do espectador pelo sexo é porque todo o resto não vale a pena. Mas qual não foi a minha surpresa ao descobrir que o enredo do filme é na realidade muito bom. Com certeza foi um dos filmes mais interessantes que eu vi em algum tempo. Mudanças na trama, encontros inesperados, eventos que nos deixam pensando "putz, que azar", mas que são totalmente críveis. 

Esse filme me chamou a atenção pelo elenco: Paz Vega, Elena Anaya e talvez o mais conhecido deles Javier Cámara, todos excelentes atores, já trabalharam com o Almodóvar, o que sempre é um bom sinal. Portanto quando ele começou com as cenas exibindo um pouco mais do que o esperado (mesmo para os padrões espanhóis) eu cheguei a duvidar da qualidade final do filme.

Fico feliz em dizer que ela não sofreu em nada com isso. Serviu muito bem para me mostrar que  sim, é possível fazer um bom filme mesmo explorando bem esse lado mais sexual. E o filme não é todo assim, depois de um certo momento as cenas mais ousadas ficam de lado e o foco passa todo para a história.

ATENÇÃO: TRECHO COM SPOILER!
Gosto desses filmes que começam do final, ou pelo menos com o "bonde andando" e depois voltam para explicar como foi que se chegou até aquele ponto. Logicamente esse é o caso do “Lúcia e o sexo", ele também nos deixa trabalhando com uma hipótese até bem próximo ao final do filme para só ai nos dizer que não, não era nada disso.
ATENÇÃO: TRECHO COM SPOILER!

Infelizmente não posso recomendar o filme para qualquer um por motivos óbvios, ele facilmente chocaria pessoas um pouco mais puritanas que eu, mas para aqueles que não se importam com algo mais explícito e gostam do cinema espanhol (que na minha opinião é um dos melhores do mundo), eu diria: "Não perca a oportunidade", é um filme realmente muito bem feito e bem escrito.
  
Bom, o trailer dá uma mostra do que pode se esperar da história, reflete bem o sentimento do filme.


No IMDB

Um comentário:

  1. Muito interessante!!! Fiquei muito curiosa...o tema da sexualidade geralemnte gera muitos preconceitos quando se trata de filmes...exatamente isso: Se tem sexo é porque a história não deve ser tão boa, no entanto, o tema da sexualidade faz parte da nossa história e porque não dizer é algo culturalmente e históricamente construído, de modo que filmes podem levar a discussões e debates muito ricos e interessantes e nos fazer questionar nossa própria realidade diante da diversidade sexual apresentada!

    ResponderExcluir