ESCONDER SPOILERS

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

The Hobbit: An Unexpected Journey - O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)


"Baggines? What is Bagginses?... Precious."

Não posso dizer que estava esperando avidamente pelo lançamento, mas mesmo assim iria assistir ao "O Hobbit" na primeira oportunidade que tivesse. Gosto do mundo criado pelo Tolkien e gostei da trilogia "O Senhor dos Anéis" (mais dos livros do que dos filmes).

Sempre que possível tento ver o filme após ter lido o livro, fiz isso com a trilogia original e talvez seja por isso que eu tenha gostado mais dos livros. Pra dizer a verdade noventa por cento das vezes o livro é melhor que o filme, não importa em que ordem você os assista ou leia. O caso mais absurdo que eu consigo me lembrar é o do One Flew Over the Cuckoo's Nest, o livro é excelente, mas (apesar do que a maioria do mundo diz) eu não gostei do filme, mesmo com um dos personagens principais sendo interpretado pelo Jack Nicholson, eles mudaram a ordem das coisas, tudo ficou jogado e sem significado, não gostei nem um pouco do filme.

Mas esse post não é pra falar desse filme, mas do "O Hobbit". Não li o livro, confesso que até tentei, mas achei-o muito chato e parei logo nas primeiras páginas (o "O Senhor dos Anéis" também é bem maçante no começo, mas fica muito melhor logo depois), então não posso dizer se eles seguem fielmente o livro ou se usam ele apenas como base.

Falando nisso, que coisa estranha foi dividir o livro em três partes. Na trilogia original isso é compreensível, pois realmente são três livros razoavelmente longos e seria impossível colocar tudo em um filme só (do jeito que foi feito muita coisa já teve que ser deixada de fora), mas "O Hobbit" é bem mais curto que qualquer um dos outros três livros, então não vejo motivo para dividi-lo em três partes, para mim isso parece apenas uma desculpa pra tentar lucrar o máximo possível com a história.

No final das contas, gostando ou não o que teremos são três filmes e pronto, só nos resta torcer para que eles sejam no mínimo bons. Posso dizer que pelo menos um terço do objetivo foi concluído com sucesso. O filme é bom, não sei se melhor que a trilogia original, mas respondeu às minhas expectativas, é divertido, visualmente bem feito (apesar de eu ter achado que alguns dos efeitos poderiam ter sido um pouco mais lapidados, eles pareciam claramente falsos).

Tem muito mais cenas de ação que "A sociedade do anel". Eu sei que a todo momento estou comparando o filme com a trilogia original, mas isso é inevitável já que muitas das pessoas envolvidas são as mesmas, não tem como fugir das comparações.

O filme é bem comprido, com quase três horas, e chega a ser tedioso em alguns momentos, mas não considero isso uma falha do filme em si, algo tão longo acaba cansando em algum momento.

Ele com certeza têm algumas cenas que se destacam: a parte com os Trolls é muito boa; quando o Gandalf aparece a primeira vez também é bem legal, provavelmente por eu saber quem ele é, então essa cena todo uma importância muito maior. O mesmo pode ser dito do encontro com o Gollum, o que para mim foi o ponto alto do filme.

Sem dúvida nenhuma recomendo a fãs da trilogia original, (se você gostou dos livros ou dos filmes assista a esse também). Qualquer um que goste de filmes nesse estilo medieval-fantasia também não irá se arrepender.

Não creio que a versão que eu vi tenha essa nova tecnologia "High Frame Rate" na qual ele foi filmado, pelo que sei somente alguns cinemas tem a capacidade de reproduzi-la. Até espero que não tenha visto ela em ação, pois se vi não percebi diferença nenhuma!

O trailer mostra várias cenas que nem no filme estão. Provavelmente são das próximas "partes". Ver o trailer me lembrou de algo, (nada importante, mas gostaria de ao menos comentar sobre isso) em minha opinião as cantorias são totalmente desnecessárias e poderiam muito bem ser eliminadas do filme, o lado bom é que elas são poucas e curtas.

 

4 comentários:

  1. Marola, o livro do Senhor dos Anéis original era pra ser apenas um volume desde o começo. Foi o editor do Tolkien que quis dividir em três volumes, cada um com o subtitulo. Quanto a fidelidade da história narrada no livro O Hobbit e mostrada no filme, está bem próximo.

    Pelo o que eu entendi a divisão em três filmes foi motivada pelo fato de que o livro Contos Inacabados do Tolkien contem histórias que O Hobbit não comenta mas está diretamente relacionado. Como não li os Contos Inacabados não sei dizer se isso é verdade ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que o Senhor dos Anéis fosse um livro só não acho que eles fariam somente um filme, e com razão, ficaria absurdamente longo.

      Não entendi o que o Contos Inacabados têm a ver com tudo isso. Os filmes do Hobbit vão engloba-lo também? Ai creio que até faria sentido fazer mais de um filme...

      Excluir
    2. Quanto ao Contos Inacabados é exatamente isso. Nele aparentemente é relatado o que o Gandalf faz durante O Hobbit (que vou omitir para não dar os spoilers).

      Excluir
  2. "Copos trincados e pratos partidos!
    Facas cegas, garfos dobrados!
    É isso que em Bilbo causa gemidos-
    Garrafas em cacos e rolhas queimadas!

    Pise em gordura, corte a toalha!
    Sobre o tapete jogue os ossinhos!
    O leite entornado no chão se coalha!
    Em cada porta há manchas de vinho!

    Jogue essa louça em água fervente;
    Soque bastante com esse bastão;
    Se nada quebrar por mais que se tente;
    Faça rolar; rolar pelo chão!

    Isso é o que Bilbo Bolseiro detesta!
    Cuidado! Cuidado com os pratos de festa!"

    ResponderExcluir