ESCONDER SPOILERS

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Átame! - Ata-me (1990)

"Tengo 23 años y 50.000 pesetas. Y estoy solo en el mundo"


Recentemente comprei um box de DVDs do Almodóvar. Todos os quatro filmes são mais antigos. Não do começo da carreira dele, mas nada muito novo também, filmes entre mil novecentos e oitenta e sete e noventa e três. Fora o Mujeres al borde de un ataque de nervios, nenhum deles muito conhecido, eu pelo menos não havia nem ouvido falar de nenhum.

Já vi quase todos e não posso dizer que tenha gostado de nenhum. Todos ainda têm aquela estranheza que é característica dele, mas são filmes onde nada se destaca muito, nem os atores, temas ou histórias. Eles ficam naquela área onde um filme não agrada, mas também não desagrada. Bem “sem sal” por assim dizer.

Apesar do "Ata-me" não fazer parte desse box, ele se encontra cronologicamente no entre os filmes, em noventa. Antes de assisti-lo, eu estava quase concluindo que os filmes do Almodóvar pré Carne trémula eram dispensáveis, pois nenhum deles tinha realmente me agradado (ou desagradado, por isso nenhum deles mereceu um review).

Agora posso com certeza dizer que existem sim filmes mais antigos dele que valem a pena ser assistidos. Gostei do Ata-me, de verdade. É sem dúvida nenhuma um filme esquisito (não esperava nada diferente disso), mas muito bem construído e apesar de ser uma história um tanto absurda, ela é interessante e, se me permitem o trocadilho te amarra ao filme. Não tinha ideia nenhuma de como ele acabaria e não sei se concordo com o final, mas o aceito e ele é um dos finais válidos.

Algumas das características principais do Almodóvar podem ser vistas no filme, como o fato dele incluir, mesmo que sutilmente uma crítica social. Podemos ver também a aparição de um filme antigo. Em várias produções deles podemos ver as pessoas assistindo algum filme clássico, no Todo sobre mi madre existe a aparição do All about Eve e nesse podemos ver o Night of the living dead. Outra coisa presente no filme é o uso de temas ou cenas de conteúdo sexual. Mas como em várias outras produções dele não é nada ofensivo ou fora de contexto.

É bem legal poder ver a atuação do Banderas antes dos filmes mais Hollywoodianos dele. Também gostei da Victoria Abril, como o filme se passa basicamente só com os dois, se algum deles não fosse convincente tudo estaria arruinado, mas não foi o caso. Alguns dos outros atores são rostos conhecidos de filmes do próprio Almodóvar e apesar de não aparecerem tanto conseguem contribuir positivamente.

Não recomendaria esse como um filme “família”, exatamente pelo modo como o Almodóvar gosta de produzir os filmes dele, mas sem dúvida nenhuma é um bom filme e o recomendaria tanto para quem gosta das produções dele, como para quem não está tão familiarizado com o diretor.

Pelo trailer parece ser mais um filme de ação do que qualquer outra coisa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário