ESCONDER SPOILERS

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Intouchables - Intocáveis (2011)


"- Pour Où?
- Respirer de l'air frais."

Esse filme me tinha sido recomendado por um colega de trabalho que tem um gosto muito bom para filmes e que tem o dom de encontrar pérolas escondidas. Muitas vezes eu fico surpreso com o que ele consegue achar. Também fui sutilmente forçado a assisti-lo por uma amiga.

Já tinha ouvido falar do filme, mas pra dizer a verdade a sinopse no IMDB não me interessou nem um pouco. Apesar de todas as indicações e da nota consideravelmente alta dele, não pretendia assistir ao filme em nenhum momento num futuro próximo até ver o trailer, ai eu fique realmente interessado. Como disse algumas vezes, o objetivo de um trailer é fazer com que você queira ver o filme e esse com certeza cumpre perfeitamente com a sua função.

Depois de ver o filme eu consigo entender porque ele causa toda essa comoção. Ele é bom, pra dizer a verdade é muito bom. Em geral gosto de filmes Franceses, eles tem um ar especial que é difícil de explicar. Pela sinopse eu imaginei que fosse um drama padrão, algo do tipo "Deficiente rico contrata moço pobre e os dois acabam se ajudando e vivem felizes para sempre".

Bem... Depois de escrever isso eu percebi que no geral o filme não foge muito disso. Pode ser que a história não seja tão original assim, mas é muito bem executada. Todos os personagens são carismáticos e não tem como não gostar deles, provavelmente o ponto forte do filme seja esse, como você simpatiza com os personagens é muito difícil não gostar dele.

Gosto bastante de filmes que começam com uma cena do meio/final, depois voltam para o começo da história e explicam como chegaram naquele momento. Posso destacar dois outros momentos que também são muito legais e bem feitos. Durante a festa de aniversário do Philippe, onde ele pede para a orquestra tocar várias composições famosas para ver qual delas o Driss conhece. O outro momento é mais próximo do final, quando eles vão se hospedar em um hotel litorâneo, onde o Driss faz a barba do Philippe, deixando somente um bigode no estilo "Holocáustico" (se me permitem o neologismo) e começa a fazer uma imitação. É bem engraçado.

O filme tem quase duas horas, mas elas passam tão rapidamente que nem se percebe. Isso é uma das características de um filme bem feito, apesar de existirem exceções nos dois casos. Ele tem momentos cômicos e momentos dramáticos, mas todos muito bem executados. Pode ser que esse balanço também contribua para a sensação de que o tempo passou sem ser percebido.

Posso facilmente recomendá-lo pra qualquer um que goste de um bom filme, ele não tem nenhum momento ruim e não pude perceber nenhuma falha. Se alguém deixou de assisti-lo ao ler a sinopse e pensou que se trata de um filme bobo e sem criatividade, eu diria para dar uma chance mesmo assim, você vai ver que o que ele pode deixar a desejar em criatividade ele mais que compensa em carisma e qualidade.

Um dos trailers mais bem construidos que já vi em algum tempo.


No IMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário